O que é Inbound Marketing?

Quer descobrir mais sobre o papel do Inbound Marketing e como ele pode tornar a estratégia de Marketing Digital da sua empresa em algo mais eficiente? Nos acompanhe nesta página e confira!

O primeiro ponto: a internet transformou a maneira como todos nós compramos coisas. Afinal, quantas vezes você já não pesquisou arduamente um produto ou solução antes de adquirí-lo? Essa é uma tendência bem representada por pesquisas que apresentam os dados a seguir. 

95%
dos consumidores afirmam que preferem as soluções oferecidas por empresas que produzem conteúdo relevante e informativo.
82%
das pessoas afirmam que consomem pelo menos 5 conteúdos da empresa escolhida antes de adquirir um produto ou solução.
57%
da jornada do cliente é percorrida antes mesmo dele conversar com um vendedor.

Mas, afinal, o que é a jornada de compra?

A jornada de compra é o trajeto percorrido pelo cliente até o momento da compra. Esse processo acontece, muitas vezes, de forma inconsciente enquanto o consumidor consome informações e dicas sobre o produto ou serviço que quer adquirir. São 4 etapas:

1. Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, o consumidor pesquisa assuntos do seu interesse, mas não sabe (ou não tem certeza) que tem um problema. Ele procura conteúdo principalmente através do Google e das redes sociais.

2. Reconhecimento do problema

Nessa etapa, o consumidor passa a ir cada vez mais fundo em seu assunto de interesse. Através dos conteúdos, ele começa a perceber que possui um problema que precisa ser resolvido de alguma forma.

3. Consideração da solução

Com ainda mais pesquisa, o consumidor começa a elencar algumas das soluções ou produtos que resolverá seu problema. É nesse momento que a sua empresa começa a mostrar conteúdo apresentando um pouco sobre o seu produto ou serviço.

4. Decisão de compra

Na última etapa, o consumidor já pesquisou bastante e está pronto para optar por uma solução. Esse é o momento em que sua empresa destaca as vantagens e diferenciais do produto, guiando o cliente para a compra.

Todo esse processo acontece o tempo todo, e todo consumidor passa por essas fases da jornada antes de adquirir até mesmo o produto mais simples. Por isso, a importância cada vez maior de sua empresa se colocar na internet e disponibilizar exatamente o conteúdo que o seu cliente precisa para decidir pela compra.

E o que isso tudo tem a ver com Inbound Marketing? É através dessa metodologia que a empresa produz conteúdo de valor, gera leads e cria um relacionamento com os clientes.

Esse relacionamento é o responsável por guiar o consumidor pelas etapas da Jornada de Compra. A equipe de vendas pode aproveitar o melhor de todo esse processo para identificar oportunidades e aumentar substancialmente as vendas da empresa.

Os 5 passos do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing é baseada em 5 passos básicos, que buscam alcançar clientes em potencial, formar um relacionamento sólido e guiá-los ao longo da incrível jornada de compra. Acompanhe cada um desses passos imprescindíveis para o sucesso de uma estratégia bem estruturada!

1. Aumentar os visitantes qualificados para o site da empresa

A primeira etapa do Inbound Marketing é gerar conteúdo que atraia o público para o site da sua empresa. São utilizadas técnicas específicas, como as estratégias de SEO, para garantir que o site da empresa comece a aparecer nas principais páginas de pesquisa dos buscadores on-line.

2. Converter visitantes em leads

Em seguida, esses visitantes são apresentados a mais conteúdos de seu interesse, dessa vez com o objetivo de convertê-los em leads. Um lead é um contato claro, com nome e e-mail do cliente em potencial, e pode ser conseguido por meio de Materiais Ricos (e-books, infográficos, white papers etc), Ofertas e muitas outras técnicas.

3. Formar um relacionamento com os leads

Agora que você já tem os contatos de pessoas que possuem algum nível de interesse no seu negócio, pode começar a criar um relacionamento com eles. Nesse caso, você oferece conteúdos que guiam o lead às próximas etapas da jornada de compra, sempre com o intuito de motivá-lo a seguir o funil de vendas, que é um modelo bem estratégico do consumo do lead.

4. Identificar oportunidades de vendas

Com métodos claro de alimentação de leads, é possível avaliar quais desses contatos são oportunidades reais de venda. Uma oportunidade é um lead bem informado, que já está decidido pelo produto e só precisa de mais um pouco de incentivo da empresa para fechar a compra.

5. Mensurar resultados e planejar

Tão importante quanto todas as etapas, a mensuração de resultados e planejamento garante que a estratégia será progressivamente mais eficiente para a empresa. O objetivo é gerar cada vez mais resultados consolidados.
Conseguiu notar como as etapas do Inbound Marketing abarcam cada centímetro que separa o cliente da empresa? Embora comprove constantemente sua eficiência em entregar resultados diferenciados, o Inbound Marketing ainda é “recente” e por isso existe grande margem para aperfeiçoamento.
É justamente isso que move o coração das principais estratégias, ou seja, a possibilidade de otimizar ainda mais as ferramentas e algoritmos, a fim de absorver mais informações que traduzem o comportamento de compra ideal de cada consumidor, em oportunidades relevantes às empresas.

O que acha de começar a gerar mais vendas em sua empresa através do Inbound Marketing? Se quiser descobrir ainda mais sobre o assunto, confira agora os segredos de como sua empresa pode vender mais com o Marketing Digital de resultados!

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