Com o inbound marketing em enorme crescimento em todos os segmentos, fica clara a importância de uma estratégia bem planejada, desde o posicionamento, análise de mercado, análise da base, perfil ideal de clientes, personas, palavras-chave, nuvem de conteúdo, SEO, jornada de compra, automações, fluxos de entrada, lead scoring, links patrocinados, site inbound e KPIs.

O que é o inbound marketing?

Marketing de atração

Relacionamento para atrair e converter.

Não é você que procura o cliente

Na estratégia de Inbound Marketing você deve atrair o público interessado nas temáticas em torno da sua solução.

As pessoas encontram sua empresa pelo fato de se identificarem com as dores que sua solução busca resolver.

Edução do público-alvo

Com foco no relacionamento, o inbound utiliza a educação do seu público-alvo por meio de conteúdo e automação de marketing como estratégia.

Como funciona

Foco no conteúdo

Um dos pilares do Inbound marketing é baseado no marketing de conteúdo, que estabelece a criação e o compartilhamento de conteúdo de qualidade para atrair o público certo para a sua empresa, de acordo com os interesses. Dessa forma, facilita a conversão e aumenta as possibilidades de fechamento de novos negócios.

Metodologia do inbound marketing

Atrair

Buscamos desconhecidos para visitar site, blog ou redes sociais do seu negócio e atraímos por meio de conteúdos interessantes para esse público.

converter

Fornecemos materiais ricos e educativos que atraiam a atenção dos visitantes para que convertam em leads, oferecendo informações por meio de formulários.

fechar

Após a conversão, com as informações coletadas, nutrimos esses leads para que se identifiquem com as dores, despertem interesse nas soluções e fechem negócio.

reter

Mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar os que já usam sua solução. Para isso, é fundamental analisar os dados, nutrir os leads e fazer melhorias constantes.

Jornada de compra

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o visitante se identifica com o assunto proposto no seu conteúdo, mas ele ainda não sabe que tem um problema e que a sua solução pode ajudá-lo. Então, a ideia é atrair sua atenção para que futuramente ele descubra sua necessidade.

Reconhecimento do problema

Aqui seu visitante começa e identificar que tem um problema e que precisa ser resolvido. A ideia é que ele se depare com a maneira que a sua solução pode ajudá-lo em breve, pois entendendo sua necessidade, ele irá em busca de recursos.

Consideração da solução

Nesse momento, seu leitor já avaliou as soluções disponíveis para sanar suas dores e identifica o seu produto ou serviço como a melhor opção. Essa é a hora de criar um senso de urgência para encaminhá-lo ao fechamento do negócio.

Decisão de compra

Após todo o processo de amadurecimento do seu público, chegou o momento de mostrar quais são os diferenciais da sua solução para que ela seja a escolhida. Compare-se aos correntes e tenha sempre algo a oferecer que se destaque.

Funil de vendas no inbound marketing

Benefícios do inbound marketing na área de vendas

Alcance do público certo

Você chama a atenção exatamente do público-alvo que tem potencial de se tornar cliente da sua empresa.

Aproximação com o público-alvo

Pelo fato de o Inbound oferecer conteúdos ricos de forma gratuita para o público, dá ideia de “ajuda” e se estabelece uma relação de confiança com a empresa.

A comunicação é clara, transparente e aberta para o público, que pode interagir a qualquer momento com a empresa sem ter que diretamente “engolir” o produto ou serviço.

O público recebe melhor as dicas da sua empresa por meio de conteúdo do que por vendedor.

Aumento do poder de persuasão

Os conteúdos produzidos estabelecem um relacionamento com o público, pois, por ser exatamente o que ele precisa para resolver a sua dor, ele vai se convencendo de que o seu produto ou serviço é o ideal para ele.

Quando chegar o momento do fechamento, esse relacionamento através do conteúdo vai fazer muita diferença no seu discurso de venda e estimular a decisão de compra.

Redução do ciclo de vendas

Quanto maior for o tempo de conversão do seu lead em cliente, maior será o ciclo de vendas e mais alto será o custo de aquisição desse cliente.

Com a produção de conteúdo relevante, é possível reduzir o tempo e o custo das conversões de clientes, como no caso de 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing e têm ciclo menor do que 30 dias.

Os leads são educados por meio dos conteúdos e chegam mais maduros na etapa de decisão de compra.

Ticket médio maior

Como o engajamento dos leads com os conteúdos se torna maior, aumenta também seu nível de instrução em torno da sua solução, o que permite maior percepção dos benefícios oferecidos.

Essa aproximação da sua empresa de uma maneira clara e transparente evidenciada pelos conteúdos desperta mais confiança do lead na sua solução.

Leads mais informados e confiantes tendem a comprar mais rápido e gerar um ticket médio maior do que os leads gerados por outra estratégia

Agilidade na mensuração de dados

A estratégia de Inbound Marketing permite o acesso aos resultados em tempo real, otimizando o tempo de análise da equipe.

Quanto mais rápido identificar uma possível falha no processo, mais prático será implementar as correções e menos pessoas serão impactadas.

Os dados coletados conferem maior precisão e veracidade de acordo com as informações da estratégia e do público-alvo.

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